sexta-feira, 14 de maio de 2010

É primavera.


É início da primavera e esse frio quente nunca acaba.
Eu tô numa gripe interminável, o nariz vermelho e o cof cof remoso. Mas esse frio quente? Nunca acaba.
O negócio é(dois pontos): sair de casa cheia de agasalho e torcer pra o clima esquentar e ir tirando tudo. (U-Hu!)
Mas, no coração dos canadenses, já é primavera desde que a primeira florzinha-carrapicho nasceu no meio-fio.
Florzinha-carrapicho? Sim! E por quê?
Porque onde no Brasil nasci capim, erva Daninha e carrapicho, aqui são lindos dentes de leão amarelos, brancos e outras florzinhas roxas que eu não sei o nome. Logo, o amarelo que é o que domina as paradas de sucesso do Stop Bus e os pés de calçadas, eu apelidei carinhosamente de "florzinha-carrapicho".
.

Enfim,
voltando aos canadenses,
M I N H A G E N T E !
Esse povo sente o clima 1 grau mais quente e já está lindamente saindo de shortinho e sandália. Aíqueinveja! Maaaas, sendo um tico menos fútil,
a primavera é uma estação muito feliz. O povo sai da morgação depressiva e fria desse inverno horroroso e a cidade é tomada por cores.
Hoje, como sempre, sai de casa com camisa segunda pele, camiseta, casaquinho de trico pra fazer "Ôh" charme e o amigo supercasacodetodosantodia. Pois bem, diferente de ontem, que tava uma chuva dos inferno ou dos outros dias que tava um frio de rachar, ao sair da aula tivemos uma surpresa, tava lá ele, lindo, rodiado de azul por todos os lados, brilhando e reinando no céu, o meu mais querido amigo: O Sol!
Loooogo, saimos eu, Fabiana e Mariana(a new student, de Bélem) pra arrumar algo pra comer. Eu e Fabi, porque nosso almoço era pão com ovo feito não sei quando, polvilhado com açúcar em cima.(oi? é pq n dava mermo!) e a menina, porque na homestay dela não tem almoço incluído.

Apôis, comemos um saúdavel sanduíche de frango e salada, e em seguida fomos pra Spadina(a chinatown). A proposta era comprar alguns itens essenciais e andar até a morte chegar.
Fabiana cansou e foi embora.
Eu e Mari andamos mais que o gato que perdeu as botas, mas valeu a pena!
Finalmente, cheguei na CN Tower, no Roger's Centre, no Laaaaaaaaaago. Fui na estação de trem, peguei trocentos guias de viagem e agenda de cultura e exposições e vi mil prédios lindos.
Os pés tão pedindo pra pendurar as botas, mas foi massa!
E claro, tive mais provas da primavera.
Tava lá, no lago gelado, duas canoas cheia de cabloco remando, a maioria chinga, caláaaro!. (e eu torcendo pra bagaça virar =P)
Tavam lá, pássaros de vário tipos, sabores e tamanhos vindo conversar com a gente. Taaaaantos pássaros que começei a achar que eles tavam me cercando pra atacar o pacote de cheetos que eu tava comendo. Tãaao lindo e assustador que a gente resolveu ir embora.
E a maior prova da primavera no coração de quem ama,
estou eu, no busão 84, voltando pra minha querida homestay em far far away quando o gordo e simpático motô começa a assoviar(se você acabou que pensar "Que burra, é assobiar!", fique logo sabendo que ambas as ortografias estão corretas, tá).
Bom, até aí, tudo bem. No Brasil, o motô também assobia(só pra ser democrática na escolha das palavras).
Maaaas, chega o momento "Coisas que só acontecem no Canadá", estava lá serelepe e feliz, o senhor motorista assoviando nada mais nada menos que?que?que?
A chegada da primavera de Vivaldi. E o motô? Até que era afinado o rapaz, um talento.
Minha geeente, pode uma coisa dessas? Quase chorei de emoção. Qué isso hein? Num PE-15 Afogados da vida seria "Chupa, chupa, chupa que é uvaaa".

P.S.:Se quiser ouvir Vivaldi também, esse não é assoviado, mas tá valendo.
http://www.youtube.com/watch?v=4y0B7TycooY

4 comentários:

  1. ♫ Te amooo
    É primavera
    Te amooo ♪

    Foi a primeira coisa que me veio a mente qdo li o titulo =P

    Jah q vc falou de portugues (assoviar, assobiar..)
    Chamar os remadores de "cabloco", vale? Essa eu nao conhecia =P
    Tou de zona.

    Um beijo, linda. As fotos ficaram ohtimas.

    ResponderExcluir
  2. Oi!Q lindo q tá aí, pena q o frio nao acaba, pelo menos p vcs q n estao acostumadas.Espero q o sol reine bastante por aí e dê um descanso por aqui, ninguem merece esse calor q tá aqui. Nem tanto nem tão pouco...bjos, se cuide!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ver o "Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima!"

    Você vai começar a ver essa cidade incrível de uma forma bem mais legal agora! É o clima esquentando e tudo ficando mais bonito e animado!

    Beijooooo

    ResponderExcluir
  4. que lindaa essa primavera! chegou aqui tambem! so ta faltando que eu chegue nela, sabe? Assobiviando pelas ruas.. ja, ja!!!
    beijinhooss milses

    ps. vai me dizer que tu num ia gostar se fosse "chupa que é de uva"!!! Tu ia cantar junto com o cara! =)

    ResponderExcluir