quarta-feira, 23 de junho de 2010

San Jan!

Hoje lembrei de um São João que passei na casa de vovó Lia. Acho que tinha 5 ou 6 anos, quando Guigo tava doente e a gente não pôde ir pra Pirauá. É estranho, porque quase sempre eu lembro disso com tia Eliane me babando bem muito, mas hoje eu lembrei da parte triste, que eu queria mesmo é tá lá em Pirauá e não entendia porque a gente não podia ir.

Hoje é São João no Brasil, no Nordeste, em Pernambuco. Recife, Gravata, Carpina, Pirauá, ArcoVerde e Caruaru. Aldeia também. E, pra falar na Paraiba, Campina Grande.

Inicio dos anos 90.
Correira e aperreio na véspera de San Jan em Recife. Um casal, 3 crianças e 2 babás, 300 malas, feira, cachaça e uma gata com um olho verde-e-outro-azul com seus 3 filhotinhos, tudo empacotado dentro de uma das 200 belinas que painho tanto amava.

Sítio Salgadinho e sua fogueira. Comida da milho até dar um nó no estômago. Os filhos de painho e mainha, sempre magros feito sibito e Vovó falando: - Deixa esses meninos aqui em julho que eu engordo eles.
Milho estourando dentro do fogo. Brincar de espeto no pé, até o dia de Diego acertou o dedão de Guigo e até hoje o bichinho do dedo é meio aleijado.
Fogos perigosos com crianças de 7 anos. Mainha reclamando, painho e tio João rindo.
O ano que eu coloquei uma cobrinha dentro da camisa de Haran e o resultado não foi tão divertido. O outro ano em que Barbinha segurou um vulcão ao contrário e queimou o braço. Eu e Stephanie sendo excluidas cotidianamente das brincadeiras de meninos.
Ai que saudade da minha infância.


















Ano 2000
Uma viagem pra Carpina super complicada, e nunca vou esquecer da primeira vez que viajei com amigas. Um busão com gato, cachorro, papagaio, galinha e bicicleta. Quatro adolescentes indo pra casa de Leila, que mais parecia um castelo, e todos os sonhos da gente de sair pro show sozinhas indo por água abaixo com o pai da menina, que conseguia ser mais matuto que tio Bié.



















2000 e alguma coisa
Vêm os anos de Gravatá. Ai, como era massa. Só boyzando pelas ruas, com jaquetinha e querendo ir pro show sertanejo que ia rolar. O ano massa que estavam meus amigos do movimento estudantil e minhas queridas coleguinhas da faculdade tudo junto na casa Lu, tomando vinho, comendo comida gostosa de tia, jogando mímica e rindo de Débora aparecendo bêba no meio da madrugada.

No embalo, Caruaru e a casa de Candy, Caruaru e o apartamento de Rodrigo. Caruaru e irmãos todos juntos.
Uma parada em Aldeia, na chuva, mudanças durante oso festejos. A família fofa de Biagio. E um metrô Recife-Camaragibe com a gente cantando Leo-Leo-Leo-Leo.

Arcoverde mais amado de todos. Show de Cordel do Fogo encantado. Toda a high-society cult mesc jet set cultural num só lugar. Biagio, Mari, Ricardo Paiva na casa de Joaninha. Todo mundo legal de Recife. Minha primeira viagem dirigindo na estrada. Eu, Renata e Guilherme no fiestinha sem freio. Qualquer casa alugada pra 300 mil jovens sem conforto, dormindo num colchão inflável. Forrozinho pé-de-serra no friozinho e algum xero no cangote. Cachaça da boa de todos os gostos e sabores. Encher o bucho de bodé guizado. E jurar que quer voltar pra lá todos os anos da vida.


















Ir pra Campina Grande e voltar aos tempos de familia reunida, primos queridos. Casa de tia Soraia, mainha, tio João.
Não viajar mais porque tem que trabalhar. San Jan da Capitá claquete 98/99.

Inveja e vontade de primos juntos em Campina Grande, no São João, no forró, na Copa, em qualquer lugar.

Ter tempo pra escrever esse texto em véspera de San Jan porque tá em Toronto e ninguém conhece esse tal de Jóan Ô.

Tô nostálgica.

Um comentário:

  1. Owww ceciiiiii que gostoso ler isso, vontade de chorar viu! é mas n pense q eu esqueci que vc e stefaninha me excluiam não q eu lembro e muito bem q eu ficava chorando no pé da porta, malvadas! =( mas ainda bem q as coisas passam né? imagina eu hoje, dessa idade chorando no pé de uma porta... Tio Rafael ligou ontem e disse q era p a genet ir pirauá, q os meninos só n iam pq a genet chamou p CG hoho bixinho de Tio rafael ano q vem vamos juntar todo mundo em pirauá p principalmente vovó e ele ficarem felizes!

    ResponderExcluir