terça-feira, 22 de junho de 2010

Um pouquinho de açúcar nesse café amargo.

Hipocrisia, falso patriotismo, política do pão e circo. Chamem do que quiserem.
Copa do mundo é massa e eu tô morrendo de saudade da copa de 2006, com inesquecíveis caldinhos de Jô, amendoim e cerveja com a galera da Ciranda. Dos doces Ana Carolina que Beto trazia de Candeias. Dos pilos e latidos ensurdecedores de Aica. Do daikiry de painho. Dos cochilos de Rodolfo com o bucho pra cima. E, claro, do after party no Armazem 14 com Academia da Berlinda.

Canada nem se quer tem um time. Então, eles tão pouco de coçando pra copa. A unica coisa que faz esse povo levantar do sofá é 1. comprar mais café na Tim Horton's ou 2. Ir num jogo de Hockey.
A copa do mundo aqui se resume a algumas bandeirinhas de nacionalidades variadas pregada na porta do carro, uma kombi véia na esquina do bairro dos portugueses vendendo as bandeiras, banners na porta dos pubs, comunicando que eles transmitem os jogos lá e:
UM MONTE de brasileiros loucos pelas ruas próxmas a Saint Clair, gritando, pulando, bagunçando e pintando Toronto de verde e amarelo.

No primeiro jogo do Brasil, os 12 brasileiros da WTC gazearam a aula da tarde pra se juntar aos outros irmãos de bandeira. Vestida de verde e amarelo, junto de brasileiros, ganhei minha permissão para se sentir em casa um tiquinho. E, como todo recifense que se preze é maloqueiro. Exercir minha maloquerage. Entrei no metro e fui far uma didática aula de como torcer para o BRasil no transporte público.

Tentativa 1
- Come on! Everybody with me:
BRAAAA - ZIL BRAAA - ZIL
-ZZZzzzzzz!
- I am sorryyyyy! I'm not liste you guys!
Let's go! BRAAAAAAZILLL

Sem sucesso.

Tentativa 2
NO bondinho, cheio de criançinhas de 5 anos, lindas, de chapéu, indo com a tia da escola para algum lugar.
E eu, de novo:
- Come on, everybody. BRAAAZIL!

Sem sucesso.

Desisti, essa galera é muito uóh!
Todavia, mesmo minha vida de cheerlider acabado prematuramente, o grupo de brasileiros vestidos para guerra faziam barulho e riam alto o suficiente para manter as crianças com os olhinhos assustados(por vezes azuis, por vezes espixados) mais fofos que eu já vi na minha vida.

E, logo mais, eu escuto:
- Professora, quem são essas pessoas?
- São brasileiros. Eles estão indo assistir um jogo de fitebol.
- E porque eles estão fazendo essas coisas?
- Brasileiros são pessoas de um país muito bonito, onde sempre é muito quente. Eles são muito elétricos, mas tem uma energia muito boa.
-É?
- É. Brasileiros são pessoas muuuito barulhentas.

Curtiu sua definição? Seu barulhento!

4 comentários:

  1. Você sente falta da copa de 2006 ou da festa com os amigos? Você diz estar morrendo de saudades da copa de 06 mas só mencionou o festerê. Seria só a copa capaz de proporcionar festa? Você tem saudades da copa ou do tempo que a ciranda se reunia? Se passaram 4 anos e a copa voltou, teria trazido ela os caldinhos de Jô, os doces de Beto o daikiry de painho, mesmo que você estivesse em Recife?

    É da copa que você sente saudades ou é de uma época que já passou? Quando vc tinha 21 anos e não precisava se preocupar com muita coisa. Quando todos os amigos estavam morando em Recife. Quando paínho e maínha estavam juntos. Quando Aica era jovem e serelepe. Quando a palavra trabalho era ainda mais ligada a utopia do que a realidade.

    Eu também sinto saudades da copa, mas da copa de 1994, da familia reunida em casa, na época que eu tinha uma casa, de maínha me azucrinando, quando eu tinha maínha. Da época de não me preocupar com P... nenhuma .... de ver o Brasil ser campeão pela primeira vez....
    ..
    .. campeão de que?

    aaaaa é.. tem futebol na copa também.

    Mais copas se passaram, amigos vem e vão, mas maínha não. Viagens.. ganhamos outra... muita coisa passou.

    Muita saudade dos velhos tempos, mas naquela época eu não tinha você :)

    ResponderExcluir
  2. eu queria escrever como vocês dois =~~.Sim Ceci, e tu é doida de sair gritando BRAZIL por ai kkkkkk sem juizo NENHUM. Aproveite aproveite. Beijo. Fique com DEUS. Já estamos esperando ansiosamente por todo muuuuuuundo aqui em casa ;D sim sim e só p ficar com invejinha hohoh assitimos o jogo de domingo todos juntos na casa de tia cilinha só faltou emmanuel q quis ficar em CG e os de Tio Bié que não sai de Pirauá =/
    e o proximo jogo vai ser aqui em casa todo mundo junto, de novo ;DDDDDDDDDDDDDDD sua familia aqui, vou tirar muitas fotos e te mandar p vê se dá p matar um tiquinho da saudade xD

    ResponderExcluir
  3. E agora meu namorado entrou no time dos que me fazem chorar.

    ResponderExcluir
  4. Ei ta Ceci, saudades da poxa dessa época tb, pq da escalacao, nem me lembro, mesmo gostando de futebol como tu sabes.
    O dia em que o Brasil foi eliminado pela Franca foi um dos mais tragicomicos da minha vida.
    Pneu furado, Aica comendo os petiscos, Brasil perrdendo, a gente num porre danado ouvindo os discos do teu pai...
    Inesquecivel!

    ResponderExcluir